Adquira seu livro aqui!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Têm ensinamentos que são para a vida toda...

imdb.com


Semana passada, ao pegar um taxi com minha irmã Zeila, o motorista, que me pareceu ser hiperativo, resolveu começar uma conversa onde se colocou contra os professores. Eu, já acostumada com isso, não dei nem mais um pio, e, minha irmã que é médica, supervalorizada pelo mesmo motorista, tentou reverter à situação. 

Quando já estávamos no elevador, ela disse a seguinte frase:
  - Não sabia que as pessoas viam o professor dessa forma!

Eu respondi:
- Sempre acham que professor trabalha pouco, ganha muito e que deveria ter só uma matrícula. 

Não foi uma nem duas vezes que ouvi pessoas falarem que professor finge que trabalha e reclama de barriga cheia.

Meu marido mesmo disse que, até me conhecer, não tinha ideia que professor trabalhasse tanto.

Mas isso é só um detalhe, porque o que vou falar mesmo é sobre uma situação muito especial que aconteceu semana passada. 

Estava eu facebookiando (?) quando uma ex-aluna chamada Anmar D'Icarahy, colocou em seu perfil o texto abaixo:


 
Então eu fiz o seguinte comentário:
- Amo esse diálogo do filme, já coloquei como msg em prova. Bjs

Ela respondeu:
- Ainda tenho muitas mensagens de suas provas... e tbm amo esse diálogo...

Fiquei muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boba mesmo.

Em seguida, para completar, ela enviou cópia de uma folha que eu havia distribuído em uma palestra que fiz sobre determinação...


  E ainda escreveu:
- Sorte daqueles alunos que podem aprender contigo... Seu dom é admirável... Vc foi um presente!

Fiquei tão emocionada que meus olhos ficaram cheios de lágrimas! Saí pela casa falando com quem estava por perto (meu marido), que teve que me aguentar relembrar vários momentos especiais vividos em sala de aula. Porque se existem ensinamentos para vida toda, também existem profºs e alunos que vão te acompanhar sempre, e não necessariamente são os melhores, às vezes o mais levado, mais carente, mais teimoso.

Fiquei um nojo aquele dia, e vou logo falando que me senti a versão feminina do Sidney Poitier, no filme – To Sir with love (Ao mestre com carinho).

Feliz da vida, peguei um caderno que tenho aqui comigo, com vários recadinhos deixados por alunos em provas de final de ano. Eu sempre recortava os recadinhos, devolvia as provas faltando um pedacinho, e colava nesse caderno que guardo com o maior carinho. Olhei página por página e tive a sensação de dever cumprido. 

A Anmar foi minha aluna em 1998, se não me engano, e por sinal uma excelente aluna, sem exageros. E se até hoje ela guarda essa lição, eu atingi meu objetivo como educadora.

Obrigada Anmar por tanto carinho. Hum... não só a Anmar, mas a Fabíola, Renata, Rejane, que por estarem mais por perto são citadas aqui, mas também agradeço a muitos outros que  se manifestam carinhosamente pelas redes sociais, blog e pessoalmente. Se eu for enumerar, não saio daqui hoje.

Só falta completar que... 

sabe aquele motorista? O que ele disse não significa nada diante da grandeza do que vive um professor dia a dia em uma sala de aula.

E ainda....
este post não sai daqui tão cedo.....

2 comentários:

Anmar G. Icarahy disse...

Tenho orgulho de dizer que recebi uma educação privilegiada e, principalmente, de ter convivido com grandes mestres, que me ensinaram não só as disciplinas curiculares, mas lições pra toda a vida. Sem dúvida você deixou marcas que não se apagam e me ensinou a aprender não só geografia e política, mas a viver.
Anmar

Fabíola disse...

Nunca imaginei que vc, quando minha professora, guardava os recadinhos!! ;)
Tive oportunidade de te mostrar (semana passada) uma prova minha onde trocamos somente "um beijão da sua aluna" e um "Obrigada, Sandra"... pra você ver que não só os professores guardam essas coisas, mas que alunos tb têm o recíproco valor do carinho com os professores que marcam suas vidas.

Obrigada por tudo!!

Bjão da sua aluna (e amiga),
Fabíola

Postar um comentário

O Clube do Salto: Têm ensinamentos que são para a vida toda... - 2011 Theme by Kali Vieira