Adquira seu livro aqui!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Desabafo de um professor...

Por Lila Marques, quinta 29 de julho de 2010 às 20:27

Com ar imponente, coluna ereta, saúde completa, arrumas tua mesa, tomas posição, só depois, te dignas a olhar-me de soslaio, como para um ser menor, e dizer-me:

- sua identidade.

Pensas: será que tem condições? Será? Será que pode aproveitar esta insalubre oportunidade que estou lhe dando?
Olha, o poder faz as pessoas tão grandes, que se esquecem totalmente da realidade e a recortam sob um olhar absolutamente incoerente!

POR ACASO, alguém está me dando alguma oportunidade? Quanto mais tu!
Esqueceste que, tal como tu, estudei, fiz uma prova, passei e conquistei um lugar? Medíocre? Sim, medíocre.

Sabe por quê? Porque é um lugar no qual se trabalha sob péssimas condições, muitas vezes sob o comando de pessoas com a sensibilidade totalmente aniquilada, como tu, por exemplo, e ainda se ganha uma remuneração pequena.

Mas vamos ao que interessa: aqui, senhora, estás exercendo o poder de fechar-me esta porta, certo? Olhas para mim, vês diferença, não é? Lês, relês com desconfiança os papéis, procuras., põe-me em absoluta adrenalina e... Medes minha pressão. Oh, está alta! Julgas. Sim, tua função é julgar. Realiza-te julgar, não é? (Conta-me aqui em off...) Que delícia poder escrever: INAPTA. Que poder maravilhoso! Que prazer! Este pequeno e diferente ser não poderá, não tem condições de se esfolar neste trabalho espetacular de nível zero de qualidade! Não pode mais adoecer por causa dele, a sociedade já o adoeceu antes... Chuta-o, agora!

Só servem aqueles que ainda têm sangue novo a ser alimento dos vampiros, e que tenha a pressão no lugar, mesmo submetido a situações de esforço e stress. Quando o seu aluninho lhe der um tabefe, a pressão deve se manter no lugar, deve ter sangue de barata. É este o tipo que queremos.

Olha, a senhora não se desespere se não for considerada apta, viu? (deveria mesmo eu me desesperar por não me considerar apta para este trabalho? Ou deveria torcer para isso?) Ainda há uma chance de ser “tão feliz como nós”.

Ouço isso, imóvel, sob absoluta tensão: sou obrigada a inverter as mãos das ruas.
Ah, inverso da coerência!
Lei da sobrevivência!
INDECÊNCIA!
Faz sentido viver inverto?
Para que serve viver a vida todo o tempo tentando se manter vivo?

---

Lila é professora da rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro há 12 anos. Possuía duas matrículas e pediu exoneração de uma para assumir a matrícula do Município – Passou no concurso e foi considerada apta nos exames anteriores. Na última entrevista, com avaliação médica, foi reprovada porque sua pressão estava alterada, embora não seja hipertensa.

Lila também é escritora
 - Pré-Textos - Lila Marques
Confira seu blog Lírio Lilás

0 comentários:

Postar um comentário

O Clube do Salto: Desabafo de um professor... - 2011 Theme by Kali Vieira