Adquira seu livro aqui!

sábado, 15 de outubro de 2011

Sou professora com muita honra!!!

Eu e Fabíola em Buenos Aires
Eu e Rê em sua apresentação de dança
Ex alunas  já formadas.
Alunas do 9o ano da escola Municipal Castelnuovo -2010
Adoro ser professora. Sempre gostei. E para não ser redundante, pois já falei sobre isto por aqui, vou apenas comentar sobre as fotos que postei acima.

1ª – Minha ex-aluna e atual amiga Fabíola. Ela faz com que me sinta mais jovem. Nossa amizade é tão especial, apesar da diferença de idade, que ela foi escolhida para ser madrinha do meu casamento. Ela é uma pessoa incrível, daquelas que você pode contar nos bons e nos momentos difíceis também.

2ª – Rê, do Blog – Sem Sentir Saudades, uma amiga muito querida, mas muito querida mesmo. Nossa afinidade vem desde quando ela era minha aluna. Menina Inteligente, esperta, decidida e, pelo que tenho visto, uma advogada muito competente também. Nos vemos menos do que gostaríamos, coisas da vida moderna, mas ela sabe que mora no meu coração.

3ª – Ex-alunas do Garriga de Menezes que prestigiaram o lançamento do meu primeiro romance – O Clube do Salto. Todas já estão formadas e a Gabriela, a primeira da direita para esquerda,  é mãe de uma linda menininha. 

4ª – Alunas do Município da Escola Castelnuovo. Adorei elas estarem comigo em um momento tão especial.

Bem, agora vamos falar sobre a origem do dia do professor, uma contribuição de uma professora, amiga desde os tempos da faculdade, Estela Menezes Laranjeira.

Então vamos lá.

No Brasil, O Dia do Professor é comemorado no Dia 15 de outubro. Já no mundo todo o Dia do Professor é celebrado em 5 de outubro.

Apesar do dia ser comemorado como feriado e também da importância do professor para a educação de uma nação, poucos conhecem a origem desta data. Tudo começou quando no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto Imperial criando o ensino elementar, ou seja, as primeiras escolas primárias no Brasil. O decreto federal de número 52.682/63 estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Além disso, o decreto falava também do salário dos professores, como deveriam ser contratados e ainda as matérias básicas que os alunos deveriam aprender.

O primeiro registro histórico em homenagem aos professores, data de 14 de maio de 1930, quando a III Semana da Educação, realizada na cidade de Bragança Paulista (interior de São Paulo), colocou em seu programa de atividades o “Dia da Escola”.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto de D. Pedro I, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Uma iniciativa de quatro professores de um colégio de São Paulo: Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko.

Os professores tiveram a idéia de ter um dia de parada para descanso, no período do ano letivo, depois das férias de julho, entre Agosto e Dezembro, aproveitando a data para discutir os rumos da profissão. A idéia cresceu e espalhou-se por todo o país. Ficando assim, o Dia 15 de outubro conhecido como o Dia do Professor.

Porém, foi somente no dia 14 de outubro de 1963 que a data foi reconhecida nacionalmente, valorizando assim, o profissional de educação.

Portanto não se esqueça, 15 de outubro é o dia do professor. Ele merece o seu carinho, o seu respeito e a sua consideração.

Pesquisa: Antonio Marcos Pires
 

6 comentários:

Fabíola disse...

AHHHH!!! Adorei ver minha fotinha no seu post! Mas vc é a estrela desse dia!!

Parabéééééns amiga, obrigada por todo o conhecimento e dedicação transmitida enquanto foi minha professora e pela mestre que têm sido na minha vida pós escola... ;))

Te amo!!!

Bjss,
Fabíola

Aaliyahrj disse...

Feliz Dia do Mestre, Sandra!Bjoks

Anônimo disse...

Ai que homenagem lindaaaa ! E no seu dia !! Aguenta coracao :)))) Professora, muito obrigada por todas as licoes de geografia, cidadania, educacao e vida ! Fico feliz em sermos amigas ate hoje. A distancia e o tempo curto não sao nada perto da admiracao e respeito que tenho por ti. Por isso, agradeco por tudo e desejo muitas realizacoes. Um grande beijo, Re Werneck

Rayssa Bentes disse...

aaaaaaah que legal !! Nem saabia que a Fabiola tinha sido sua aluna, a amizade de vocês é tão lindda! Sogra Parabéns pelo dia de hoje, vc é um exemplo de profissional, dedicação, e amor a profissão!! beijossssssss

Anônimo disse...

Oi, Sandra!!
Que bela homenagem fizeste para nós professores, pois neste post ficou provado que não transmitimos apenas o conhecimento, somos facilitadores e participantes ativos na sociedade por estimular a criatividade e também educar para a vida.
Feliz dia do Professor !
Bjs, Mônica da C. Marques-cee.

MDF disse...

oi loirissima
lindo seu espaço
faço algumas peças em MDF, quando puder da uma olhada la
abração Renato
http://renatoartesanato.com/loja/

Postar um comentário

O Clube do Salto: Sou professora com muita honra!!! - 2011 Theme by Kali Vieira