Adquira seu livro aqui!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Twitteiros

jornalbleh.com.br


É fato que a tecnologia veio para facilitar nossas vidas, tanto que ficamos a imaginar como conseguíamos viver sem telefone celular ou internet.  Mas é fato também que o que veio para facilitar está se tornando o mal do século e, justamente por isso, todo cuidado é pouco.


Tenho presenciado muitas mudanças de comportamento entre adultos, jovens, adolescentes e mesmo de algumas crianças, por causa o uso indiscriminado da internet instalada em seus aparelhos celulares.

A vida muda muito rapidamente e conceitos que pareciam ser muito fortes entre as famílias se dissipam sem que se tenha tempo de perceber e conter.  Precisamos ir de encontro aos nossos desejos e pensamentos enquanto podemos dominá-los. Ou, em outros casos, dar mais atenção aos filhos, netos e todos que estiverem ao nosso alcance de influência para tentar mostrar que uma comunicação deficitária pode ser assim como o dinheiro, “a raiz de muitos males.”

O que fazer para tentar deter um pouco essa comunicação virtual que tira qualquer chance da comunicação presencial?

Tenho testemunhado uma total falta de comunicação. Adolescentes que entram nos carros e não dão uma palavra com as pessoas porque ficam enfiados no telefone. Professores que vivem lutando contra essa arma que leva os alunos a twittarem com seus próprios amigos que estão ao lado em vez prestarem atenção às aulas.

Professores e até mesmo pessoas em alto escalão na área de educação  que não conseguem mais ficar atentos em uma reunião ou palestra porque precisam twittar em tempo real onde estão e o que estão “ficticiamente” fazendo no momento.

Acorda gente!!! A comunicação é uma das maiores armas que temos. Um casamento pode ser salvo se as pessoas conseguirem se comunicar melhor. Filhos podem dizer não as drogas se os pais estiverem atentos e conseguirem dialogar abertamente sobre isso. Alunos se livram de encrencas como reprovação e aceitação pelo grupo quando a comunicação é bem estabelecida.

Que tal deixar rolar a voz da experiência e tentar mostrar para todos que a comunicação virtual é boa, mas uma rodada de conversa entre amigos lava a alma, e isso não se faz pelo telefone, é preciso olhar para as pessoas e perceber o brilho nos olhos, a satisfação pela gargalhada ou mesmo o semblante de dor clamando por um ombro amigo.

É preciso unir o útil ao agradável abrindo bem os olhos para isto. De outra forma vamos, para nos sentirmos mais “modernos”, deixar que essa falta de comunicação se instale em nossas vidas também.

Lembrem-se: “Todo excesso é pecaminosos”.

4 comentários:

Anônimo disse...

A tecnologia devia estar a favor do homem, mas não contra ele. Impressionante como as pessoas, de qualquer faixa etária, se deixam escravizar por essas engenhocas eletrônicas. E ainda por cima se acham inteligentes, modernas e antenadas.

Anônimo disse...

Oi, Sandra !!!
Mais um post legal para reflexão.
Você resumiu tudo de maneira objetiva na frase:"Todo execesso é pecaminoso" . È isso mesmo, pois esquecemos o caminho do meio.
Bjks, Mônica Marques - colégio.

Aaliyahrj disse...

Concordo, devemos nos modernizar sem abandonar o diálogo. Não aderi ao twitter e começo a pôr um pouco de lado as redes sociais e até meu celular. Quero usufruir sem virar escrava!
Bjoks

Fabíola disse...

Ótimo post!! Daqui a pouco vai acontecer o que uma vez eu vi num comercial: a mãe mandando mensagem pela internet para o filho ir jantar! rsrs...
Confesso que as maravilhas tecnológicas são e estão cada vez mais fascinantes, esse interatividade toda é "coisa do futuro", e por isso mesmo acabamos meio que fascinados e "viciados"...
Meu irmão essa semana estava falando comigo e eu no celular mandado post pro Facebook.. ele brincou com o amigo dele: "Ela está alimentando o tamagoshi"... hahahaha.. achei graça na hora, mas depois percebi que chega a ser falta de educação dar mais atenção ao que estão colocando no Face do que à conversa "ao vivo".
Masss... por outro lado... ter o Facebook , twitter e outros aplicativos do gênero não deixa de ser uma "companhia" pra quem está sozinho, numa fila de espera por exemplo... como dizem os fumantes: "o cigarro é um grande companheiro"... mas então.. voltamos a estaca zero.. "o vício"... assim como o cigarro, esses smarts (e cada vez mais smarts) viciam de verdade.

Enfim... mesmo sabendo disso tudo, não tenho como não dizer q QUERO o IPHONE 4S !!! rsrsrs..

Bjão e parabéns pelo post!
Fabíola

Postar um comentário

O Clube do Salto: Twitteiros - 2011 Theme by Kali Vieira