Adquira seu livro aqui!

domingo, 31 de março de 2013

O valor das amizades

http://galsantiago.wordpress.com/2012/03/12/resenha-critica-do-filme-a-cor-purpura/
Imagem do filme - A cor púrpura (Imperdível) - Fica a dica

Obs.: Este post está com uma semana de atraso, portanto deveria ter saído no dia 24, então, vamos retroceder no tempo para que ele seja entendido perfeitamente, ok?

Amizade é incomensurável. Quem tem amigos verdadeiros sabe muito bem disso. Existem vários níveis de amizades, mas aqui vou falar sobre aquela amizade que te conhece a fundo, com quem você pode não só contar nos momentos difíceis, mas nas alegrias também, porque não te inveja, alegra-se com o seu sucesso e que serve de ouvido para um desabafo profundo ou mesmo para algo que outros olhos possam achar banal.

Tenho amigas muito queridas e amigos também, já falei disso aqui  mas hoje quero falar especificamente de uma situação que ocorreu há um bom tempinho atrás, mas que me vem à lembrança todas as vezes que o assunto amizade vem à tona.


 Minha irmã Cida, que mora no Rio, tem uma amiga de faculdade da época que ela fazia educação física. Por causa disso, a tal amiga, que se chama Geísa, sempre frequentou nossa casa. Elas estudavam juntas para provas e concursos também.

Determinada época, isso já depois da faculdade, eu e a Geísa ficamos muito próximas. Ela foi morar perto da minha casa, e como nós duas estávamos desquitadas, chorávamos nossas mágoas, saíamos juntas e conversávamos muito sobre as diversas duvidas em relação à criação dos filhos.

Um caso interessante dessa época: Um dia eu estava no final da tarde na casa dela, quando, de repente, recebi uma ligação do meu filho caçula dizendo mais ou menos assim:

_ Mãe, teve um acidente aqui em casa, pegou fogo no banheiro todo, mas eu estou bem, não estou machucado.

Como morávamos perto, saí correndo.  Chegando lá, encontrei as prateleiras, tapete, toalhas e todos os objetos de cima da pia queimados. Olhei para o Rômulo e ele só tinha chamuscado sobrancelhas e cílios. Perguntei o que havia acontecido. Ele resolvera fazer uma experiência com um chumaço de algodão e álcool, mas deixou a garrafa de álcool na bancada perto do fogo. Não deu outra, o fogo pegou na garrafa e saiu queimando tudo, menos ele. Graças a Deus!!!! Tínhamos ou não muito que conversar sobre filhos? Aff... que susto!!!

Mas voltando a Geísa, acabamos ficando muito amigas, é isso mesmo, peguei carona na amizade da minha irmã. Mas ela não se importou, ou melhor, se importou um pouquinho, mas como ela ama muito as duas, e amor não se divide, se multiplica, vendo que era uma coisa boa para as duas, ela se conteve.

Essa amiga mudou-se para Jacarepaguá, e uma vez marcamos um encontro no BarraShopping (um shopping grande aqui do RJ). Fomos nós três: eu, Cida (minha mana) e Geísa. Combinamos chegar cedo porque tínhamos muito que conversar. Uma de nós estava muito triste, em apuros e precisando do nosso apoio.

Chegamos por volta das 10 horas e resolvemos tomar um café porque havíamos acordado cedo para deixar tudo adiantado em casa. Falamos, falamos, rimos, choramos e, mais ou menos às 13 horas, decidimos que era hora de almoçar. Escolhemos o que iríamos comer e continuamos ali na mesma mesa. Comemos pouca coisa para não perdermos tempo, pois tínhamos muito ainda o que tratar.

Continuamos a conversar e era desabafo pra cá, opinião pra lá, dengo, colo, bronca, tudo misturado, mas tudo no seu tempo.

Às 15 horas resolvemos tomar mais um café, e quando alguém interrompia, oferecendo alguma coisa ou mesmo querendo retirar os pratos, respondíamos rapidamente para a pessoa sair logo de perto, a conversa era só nossa, ninguém podia interromper porque iria roubar o nosso tempo que era muito precioso.

Tomamos o café e, às 17h horas, resolvemos ir embora. Foram mais ou menos 7 (sete) horas de terapia em grupo e saímos de lá aliviadas, com os problemas resolvidos pelo menos em nossas mentes.

Todas as vezes que falo em amizade lembro-me desse episódio, e de outros com minhas irmãs, onde ficamos fins de semana inteiros trocando opiniões e outras coisas mais. Ficamos tão mergulhadas em nossas conversas que fazemos tudo juntas. Às vezes, como só o dia não é suficiente, ainda entramos pela noite aproveitando cada minuto.

Por que este assunto hoje? Porque essa minha amiga, que agora mora em SP, está aqui no Rio, a falta de tempo é grande, mas a vontade de nos reencontrarmos é muita, tanto que marquei com ela no aeroporto, ela vai mais cedo para que possamos tomar um daqueles nossos cafés antes dela embarcar.

Este domingo já está maravilhoso só por essa expectativa.

Este post é em homenagem a todas as minhas amigas e amigos, que existem desde dentro da família, professores, ex-alunos, ex-namorados... deveria ter dito isso aqui? Sei não, mas todos sabem que tenho muitos amigos homens, amigos de verdade, porque acredito em amizade em todos os níveis.

Enfim, amizade é algo tão maravilhoso que não é à toa que afirmam;

“Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”.

"Eu suportaria se perdesse todos os meus amores, mas morreria se perdesse todos os meus amigos".

Boa semana a todos.

5 comentários:

Carla Maximo disse...

Muito, mais muito bom!! Adorei!!

Geisa disse...

Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro!Sim!!!Pura verdade!!!
Vc, Sandrine, é um tesouro preciosa na minha vida. Não importa a distência, o tempo que ficamos sem nos ver...basta estarmos juntas para termos a certeza de que o tempo não passou. Tudo continua igual,a intimidade é a mesma.
Aquele domingo foi sim muito especial, pois consegui estar com vc, conversar um pouquinho. E saiba, amei a sua disposição de ir até o aeroporto para passar uma horinha comigo. Foi ótimo!!!Vc não tem idéia de como fiquei feliz.
Minha amiga, vc é especial na minha vida.
E relembrarmos aquele dia abençoado foi muito bom. Foram horas e horas de lavagem nas nossas almas. Precisamos de outra...rs.
Obrigada amiga pela sua amizade. Adoro como vc coloca os fatos, vc escreve bem demais. Adorei o post!Beijos

Aaliyahrj disse...

Mantenho amigos de longa data. Acho que quando há amizade verdadeira, embora o tempo seja curtíssimo, sempre arrumamos um jeitinho, nem que seja bem rapidinho, de matar a saudade.
Guardo meus amigos no coração!
Bjoks

Sandrine disse...

Tenho também amigas blogueiras, não é bom isso?

Obrigada pelo carinho.

Quando olho as estatísticas de quantas pessoas passeiam por aqui, homens, mulheres e até minha sobrinha que é tão novinha, fico pensando se mereço. Demoro a postar, cometo alguns erros, pois sou apressada, que depois quando releio, corrijo, mas morro de vergonha.

Obrigada por me acompanharem mesmo eu sendo desse jeito.

Sandrine disse...

Op's, não estou falando? Amigas e amigos blogueiros.

Postar um comentário

O Clube do Salto: O valor das amizades - 2011 Theme by Kali Vieira