Adquira seu livro aqui!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ainda bem que mulheres têm clube! Como tudo começou...

Eu sempre gostei muito de lidar com gente, talvez por isso mesmo tenha escolhido a profissão de professora. Aprendo muito em uma sala de aula além de me sentir útil de alguma forma.

Além disso, na convivência diária com as pessoas que fazem parte do meu ciclo de amizades, gosto de falar, ouvir, acolher, rir, ligar e encontrar quantas vezes for preciso, para ser ombro ou mesmo comemorar. Acho que essa minha característica me fez acumular, no decorrer dos anos, muitas amigas.
A idéia do romance – O Clube do Salto - começou depois de um encontro com uma ex-aluna. Os professores possuem mesmo mais afinidades com um ou outro aluno. Não que não prestem atenção em todos, mas alguns, de alguma forma, conseguem chamar mais atenção. Nem sempre isso acontece com os mais estudiosos. Às vezes os mais levados, rebeldes. Não tem receita. Acontece e pronto. A gente sabe que, a partir dali, aquele aluno vai fazer parte da nossa história para sempre.

Em alguns casos a afinidade não vem de imediato, como aconteceu com a Fabíola. Na época em que fui sua professora não estreitamos os laços, mas hoje ela está presente em vários eventos da minha vida.

Já com a Renata, gostei dela de estalo. Inteligente, esperta e adorava dançar, uma atividade que sempre me fascinou. Fui sua professora por três anos, acho eu, e depois nos separamos. Com a internet voltamos a nos falar. Aliás, reencontrei muitos alunos. Alguns me acharam, outros eu achei. Uns fizeram questão de me perder, e poucos fiz questão de não perceber. Ossos do ofício, grandes amizades, mas também alguns inimigos.

Mas, voltando a Renata, um dia resolvemos marcar um encontro, e na ocasião levei um presentinho para registrar o momento, um pingente que havia visto numa loja feminina. Foi um encontro para lá de prazeroso. Pude constatar o previsto, o quanto ela havia evoluído. Eu sabia que ela iria longe. Vinha de uma família boa, eu havia trabalhado com sua mãe, uma pessoa que só poderia mesmo dar bons frutos. Nunca mais nos reencontramos depois disto, embora tenhamos tentado algumas vezes, coisas da vida moderna. Mas, mesmo assim, sabemos do carinho que nos envolve, e, para aliviar a saudade, nos comunicamos pelos blogs, e o dela é viciante.

Depois do encontro, resolvi que iria presentear algumas amigas com aquele pingente que era uma sandalinha, e que isso seria um símbolo espalhado entre algumas amigas que haviam marcado minha vida. E, mesmo na época escrevendo sobre – Um estudante em apuros -, parei o tal livro e me aventurei num romance sobre amizade feminina. Consequentemente acabei descobrindo que possuía mais amigas fiéis do que era capaz de manter, estando sempre em falta com uma delas. Mas também tive a certeza de me sentir muito privilegiada por ter tantas amigas especiais.

Dentre essas amigas pioneiras do – Clube do salto – além da Renata, receberam a sandalinha:

. Minhas irmãs Cida e Zeila (tão amigas que chega a doer). Como somos companheiras! Diferentes em muitas coisas, mas unidas em tudo. São muito especiais e indispensáveis em minha vida. E, por me amarem incondicionalmente, me vêem de uma forma muito melhor do que realmente sou. Têm preço amizades assim? Não sei nem como agradecer.

. Uma prima Raquel (super atenciosa), que além de ter dado um empurrãozinho no romance com seus elogios, ainda fez a primeira correção. É presença garantida nos mais diversos eventos da minha vida. E o melhor! Somos colo uma para outra nos momentos de dor. Bom contar com uma amiga assim, que nos momentos de maior fragilidade comparece com uma palavra que conforta e ainda te sustenta com suas orações.

. Angélica (amiga de infância) que, por morar nos EUA, nos vemos menos do que gostaria, mas quando nos encontramos é sempre um refrigério. Quando crianças, moramos na mesma rua. Tenho muito admiração por ela. Já foi professora de música na UFRJ e na escola de música Villa Lobos. Ganhou vários prêmios com suas composições, e Já regeu uma orquestra sinfônica na Alemanha. Não é pouca coisa!

. Geísa (uma confidente). Impossível encontrar com ela e não ficar horas tagarelando. Como nos entendemos! Dinâmica, guerreira, estudiosa. Só um defeito, abandonou o Rio e foi pra SP, e pior, se adaptou. Tá quase uma paulistinha. Que raiva!!! (Nada contra as paulistas, a não ser que estão mais perto da minha amiga do que eu).

. Mary (sempre alegre), figurinha que não pode faltar nos nossos encontros. Não conseguimos ficar impunes às suas piadas. Com ela presente é sinal de bons momentos e muitas gargalhadas. Mas não é só isso, ela é quase da família. Uma mãe acima de qualquer suspeita e sua fidelidade às amigas é um atributo admirável.

. Fabíola (companhia certa até para viagens). Ela me fez ver que é possível uma amizade entre pessoas com uma diferença tão grande de idade. Acompanhou de perto este projeto. Me ajudou em todas as etapas.
Uma amiga incansável. E, por isso mesmo, estou sempre em falta com ela. Não consigo retribuir a atenção a mim dispensada. Mas acho que mais a frente ela vai entender essa minha falta de tempo (cansaço).
 Casa, filhos, marido, profissão, livros, blog, terapia... Bem, não que ela não tenha uma agenda apertada, vive viajando a trabalho. Mesmo assim, estica o tempo pra cá e pra lá e está sempre presente. Tem a vantagem de ser bem mais jovem, e jovem não se cansa.
 Hoje em dia, isso já faz muita diferença. Mas incontestavelmente, quando conseguimos afinar as agendas, o tempo que passamos juntas é sempre muito prazeroso. Falando em tempo e viagem, ela está indo para a Bienal comigo. Como agradecer um gesto como este?

Claro que depois fui espalhando várias sandalinhas por aí entre amigas não menos importantes que as primeiras, apenas uma questão cronológica, vamos dizer que as primeiras eu as amo há mais tempo, só isso. Hum! Mas tem ainda a Aninha, Soraya, Helena, Regina, Deyse, Kelly, Beth...E... Não, não vou citar mais nenhum nome para não cometer injustiças, pois nem todas receberam presentes iguais e nem consegui, ainda, entregar o mimo para algumas amigas maravilhosas que merecem também esse carinho. Afinal, esses anos todos de estrada me trouxeram muitas pessoas especiais que guardo, com todo carinho, dentro do meu coração como uma verdadeira e preciosa herança. Como é bom ter amigas!!!

Toda mulher tem o direito de ter o seu clube formado por amigas sinceras, especiais, aquelas que não descem do salto mesmo que o mesmo seja de 9 cm e esteja rachado. Amigas que estão com você para o que der e vier, num pacto que só quem têm amigas assim consegue entender.

Como homenagem, e representando todas as amigas, estou postando as fotos das pioneiras do clube. Mas que fique claro que, independente de ter sua foto estampada aqui ou não, todas as minhas queridas amigas são indispensáveis em minha vida.

Queridas amigas, beijos para todas e muito obrigada por essa amizade tão essencial que muito ajudou no meu crescimento pessoal e que tanto interfere na minha estabilidade emocional.

E.T.: Estou colocando ainda a foto de duas colaboradoras muito fofas: Roberta, uma ex-aluna que, mesmo morando fora do país, e tendo uma vida muito corrida, me presenteou com a capa que considero uma obra prima. E Karlinha (webmaster), que idealizou e cuida com muito carinho do meu, ou melhor, do nosso blog.

Breve, aqui no blog, um espaço para você nomear e falar sobre o seu clube. Aguardem.

14 comentários:

Geisa disse...

Sandroca...adoro chamá-la assim, fico diferente...rs.
Amei o que escreveu sobre mim,muito obrigada pelo seu olhar carinhoso.Mas é isto mesmo!Temos uma afinidade incomensurável. Costumo dizer para as outras pessoas, quando o tema é amizade, que se eu "suspiro",mesmo ao telefone, você sabe exatamente o que ele quer dizer. Isto é uma benção de Deus!Temos o olhar voltado para a mesma estrada. Deus nos fez iguais, sentimentalmente falando, em "barrigas" diferentes.
Quero que saiba que estou vibrando pelo seu sucesso, e também estou muito orgulhosa de ser sua amiga "confidente".
Enquanto estiver por aqui, nesta Terra, conte comigo sempre!
Muito, muito sucesso para o Clube do Salto!
Estarei lá com vc!
Beijos

®ê Werneck disse...

Nossa ... que homenagem linda, que post bem feito, quanto carinho, consideração e AMOR. O amor que é dispensado àquelas que, com certeza, têm o mesmo para falar de você. Mas a mensagem principal é que estaremos sempre e pra sempre por aqui :)

PROF ETERNA / AMIGA, quanta honra ! Nem há palavras suficientes para agradecer. Vai ser pouco rs. Fiquei até arrepiada :) E sabe o MAIS engraçado ? Lembro, claramente, daquele dia ! Ou melhor, noite !!!

Obrigada por me deixar estar perto. Pra quem sempre foi fã (e continuará eternamente), o único pensamento é: "não, ele (o ídolo) não pode estar tão perto !!!" rs rs

Parabéns pelo livro, pela iniciativa, pela coragem ! Só podia vir de vc mesmo.

E, pra terminar, acho que a nossa afinidade vem de não sermos "pessoas-piruá". Vc sabe ... piruá é o milho da pipoca que não estoura e sobra na panela. Como dizem Rubem Fonseca e Martha Medeiros: "tem muita gente piruá neste planeta: gente que não reage ao calor, que não desabrocha. Fica ali, duro, triste e inútil pro resto da vida. Não cumpre sua sina de revelar-se, de transformar-se em algo melhor. Não vira pipoca, mantém-se piruá. E um piruá emburrado, que reclama que nada lhe acontece de bom. Pois é. Perdeu a chance de se entregar ao fogo, tentou se preservar, danou-se."

Enfim, obrigada por sempre ter agido e reagido. Seus ensinamentos me fizeram uma pessoa melhor ! Obrigada :)

Muitos beijos da fã orgulhosa.

Sandra Regina disse...

Queridas amigas,
Muito obrigada por todas as manisfestações de carinho por aqui, fone, mail e pessoalmente.
Amo mesmo vs.
Mil desculpas por não poder colocar as fotos de todas.
Bjs

Fabíola disse...

Querida amiga,

Nem sei o que dizer, já falaram tanta coisa linda aqui a seu respeito que fiquei sem o que falar... rsrsrs..
Mas quero deixar registrado todo o orgulho q tenho de vc, do livro, do blog... as fotos ficaram maravilhosas, e esse texto em especial ficou perfeito e também fico muuuuuuuuuito feliz de estar nessa lista do "Clube do Salto"!!!
Lembro dos inúmeros encontros q tivemos, verdadeiras "reuniões" a respeito do livro... das diversas cobranças de capitulo novo para eu ler... até no registro dele na Biblioteca Nacional eu estive presente... nada mais natural eu fazer questão de estar na Bienal, prestigiando e vendo o sonho de alguém tão especial como vc ser realizado!!!

E não vai demorar muito pra eu começar a cobrar mais um livro... ;))

Bjãozãoo!!

Anônimo disse...

Assim como disse Arquimedes: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo" que a nossa amizade que nasceu não só pelos laços de sangue, mas que tomou forma pelo compromisso de amor, fidelidade, cumplicidade, pela admiração em meio a tantas diferenças mas principalmente que nasceu no coração de Deus possa ser a alavanca que te impulsiona para frente, e o ponto de apoio para você alargar as estacas da sua tenda. Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. Zeila

Adriana - Marataizes disse...

Olá Sandra, acho que vai lembrar de mim, vc nos deu a honra de uma palavra no nosso grupo de oração aqui em Marataizes; e como fomos edificados com a mensagem que o Senhor falou atravez de vc. Estou muito feliz por essa grande conquista, Tenho certeza e profetizo que este será apenas o inicio de uma grande e linda trajetotória de sucesso.
Grande abraço
Adriana

José Pierre disse...

Parabéns Sandra por esta tão grande vitória. É um sonho escrever um livro. Sonho que também tenho. Já até comecei a escrever um. Um dia termino.
Parabéns e continue. Deus há de abençoa-la mais e mais. Faça deste tempo um tempo para abençoar pessoas.
Que as bençãos do Eterno Deus todo poderoso estejam sobre você. Um forte abraço. Pr. Pierre.
Marataízes.

Anônimo disse...

nossa adorei .... é bom ver que temos espaço....
que Deus abençoe muito viu!!!
Parabéns pelo livro!!!
Beeijoos
Adyany de Marataizes

Sandra Regina disse...

Povo de Marataízes, obrigada pelo carinho. Bjs

RAQUEL disse...

Que privilégio fazer parte de uma lista tão seleta e especial. Você é minha prima-irmã e está presente em muitas páginas de minha vida, em diversas fases. Quantos risos, quantas lágrimas . . . Estou muito feliz por tua vitória. Você é muito querida e me alegro por ver os dons especiais que Deus te concedeu manifestando-se aos olhos de todos. Curta intensamente este momento especial. Você é muito sensível e entrega-se totalmente a cada experiência. Saboreie esta deliciosa vitória.
Parabéns.
Beilos carinhosos,
Raquel.

Anônimo disse...

Obrigada pelo elogio, voces realmente fazem parte daquele grupo que a biblia fala,amigos mais chegados que um irmao. Ammmmo muito vc e toda sua familia!!!!!
Parabens
Beijos no coracao,
Mary Silvia

Juliana Ferreira disse...

Sandra... Fiquei conhecendo o seu blog essa semana através do blog da escritora Martha Medeiros. Achei a tua idéia genial, vou ir atrás do teu livro. Também tenho um blog, se tiveres tempo, dá uma olhada:
guria-fuxiqueira.blogspot.com

Sucesso!!!!
Juliana

Anônimo disse...

Olá,admirável professora Sandra!!Fiquei muito feliz ao conhecer seu blog através da Fabíola, e mais feliz ainda de ver seu sucesso!! Sucesso esse que não só atribuo ao seu livro mas também a sua garra, sensibilidade e poder de decisão como mulher. Parabéns por tudo!!Pessoas como vc nos fazem se orgulhar em ser MULHER.Bjos
Sua ex-aluna Fabiana

Anônimo disse...

Admiravel professora . ficou lindo *-*

Beij sua ex- aluna crislaine

Postar um comentário

O Clube do Salto: Ainda bem que mulheres têm clube! Como tudo começou... - 2011 Theme by Kali Vieira